Je Suis Guma!

A liberdade de expressão não tem a obrigação de respeitar nenhuma ideologia, nenhum dogma. O que não pode é ser instrumento de ódio. O ato de transgressão – tão natural na evolução humana – consiste em romper com paradigmas e com estruturas estabelecidas e isso soa como desrespeito para os adeptos daquela linha de ações e pensamentos.

Apesar dos excessos racistas, islamofóbicos, enfim, tudo o que foi dito pelo veículo, o atentado ao Charlie Hebdo foi, sim, também à liberdade de expressão (por mais que nada relacionado ao fato tenha me convencido até agora). Se um grupo de pretos, de pobres, de feios, de comunistas, assassinassem o Danilo Gentili ou a Raquel Sherazade, seria a mesma coisa. Eu lamentaria da mesma forma. Os politicamente corretos se acostumaram a calar os outros ao invés de rebaterem na mesma moeda. Os extremistas fazem a mesma coisa, mas de uma forma imperdoavelmente mais violenta. Simples. Trágico.

Nunca fui Charlie (no máximo o Harper do Two and a Half Men, em minhas noites de Malibu em Maranguape) e nunca seria, pois se eu havia lido uma ou duas coisas deles na minha vida foi muito. Só leio em francês o L’EQUIPE, o Le Mondee o Le Figaro. E apenas para apurar informações. Não domino a língua. Ponto. Mas óbvio que os metidos a descolados se aproveitariam da situação e adorei vê-los quebrando a cara.

O que temos de tirar de positivo dessa semana macabra é o aprendizado de que se faz necessário pensar bem antes de assumirmos posturas, escolhermos lados. Sobretudo, que no fim das contas, nenhum lado está 100% certo, todos cometem excessos para com os outros. E que nunca a culpa é da vítima.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s